Visitantes..!


quarta-feira, 14 de julho de 2010

15 agremiações disputarão o título de 2010

Tudo pronto para a largada do certame municipal de futebol, cujo início está previsto para o próximo dia 1º de agosto, com a participação de 15 clubes representando várias localidades do Município.

Na tarde de segunda-feira, 12, na sede da Secretaria Municipal do Turismo e Promoções, o Departamento Municipal de Esportes realizou reunião com os presidentes e representantes dos clubes que participarão do campeonato a fim de discutir a fórmula do certame, além de outros detalhes relativos à caminhada futebolística de 2010.

Em torno de 32 pessoas participaram da reunião, sugerindo e discutindo aspectos que pudessem favorecer os clubes que, atualmente, estão em fase de montagem dos respectivos plantéis e, claro, cada um buscando a fórmula que melhor se adequasse às suas equipes, especialmente quando o tema foi levado para a fórmula de disputa com duas chaves (uma com sete clubes e outra com oito), ou simplesmente uma divisão dos 15 clubes em três chaves de cinco agremiações. Na falta de um consenso, o diretor da DME, Larry Lucas Garcia, resolveu colocar em votação, com quatro clubes sendo inseridos nas respectivas chaves, através de sorteio, já que os dirigentes dessas agremiações alegavam distâncias que poderiam prejudicar, face à necessidade de deslocamentos mais longos, ou até mesmo de adversários considerados mais qualificados.

A composição do certame com três grupos de cinco clubes cada foi considerada como a melhor por uma grande maioria dos presentes, posto o acerto anterior que, dos cinco clubes de cada chave, apenas um será eliminado, com os outros quatro passando para a fase posterior.

Os grupos ficaram assim formados:

Grupo A -

Barrense
Beira-Mar
Liberal
Passinho
Capivarense

Grupo B -

Tamandaré
Bonsucesso
Varzense
Ari Barroso
Fortaleza

Grupo C -

Bujuru
Guarany
Flamengo
Associação
Gravatá
.
Segunda fase
A segunda etapa levará os classificados para o sistema do mata-mata, até que sobrem duas equipes vencedoras para disputar o título de 2010.

Nesta primeira fase, os jogos serão conduzidos por um único árbitro, evitando maiores gastos. O trio de árbitros passará a funcionar nas etapas seguintes.

Cada clube poderá inscrever até 20 atletas, com utilização de dois jogadores profissionais, desde que estes não tenham atuado em clubes profissionais neste ano. Para a categoria de aspirantes, cada clube poderá inscrever até cinco jogadores com idade de até 25 anos, possibilitando, com isso, que atletas com idade superior a 19 anos que não sejam aproveitados nas equipes consideradas de “adultos” possam disputar o campeonato nas equipes inferiores.

Os clubes que garantirem o primeiro e o segundo lugares na etapa de grupos, terão o privilégio de jogar em seus estádios os jogos finais, quando do sistema de eliminatórias (mata-mata).

Para as fases seguintes, ficou definido que não haverá favorecimento por saldo de gols. Uma vitória de cada clube, ou dois empates (o que garantirá igualdade de pontos) levará a decisão para a cobrança de penalidades máximas.

Ficou também definido que a Diretoria Municipal de Esportes estará recebendo as fichas relativas às inscrições de jogadores para o desenvolvimento da primeira rodada, marcada para 1º de agosto, até o próximo dia 21 deste mês.
.
Elaboração do carnê
Concluída a reunião, cabe, agora, à Diretoria Municipal de Esportes elaborar o respectivo carnê que, segundo o diretor Larry Lucas Garcia, será oferecido aos clubes nos próximos dias.